How to make a level/pt

From Open Surge Wiki
Jump to: navigation, search
Languages: Bahasa IndonesiaČeštinaDeutschEnglishEspañolFrançaisItalianoNederlandsPolskiPortuguêsРусский

V02 level editor.png

Introdução

Este tutorial explica como fazer um nível básico usando o editor de níveis. No momento da redação deste texto, a versão mais recente do jogo é 0.2.0, mas os temas abordados aqui pode ser aplicado em novas versões também.

Esta é uma introdução prática rápido para o editor de níveis. Você vai ser capaz de fazer o seu próprio nível em apenas alguns minutos, mas apenas com recursos básicos como plataformas simples, inimigos e itens. Tópicos avançados como temas personalizados gráficas, chefes e loops será posteriormente coberto.

S045.png

Começando

Um nível é um arquivo de texto simples com algumas instruções escritas sobre ele. Abra um editor de texto simples. Se você estiver no Windows, o programa Bloco de Notas irá fazer o truque. Digite o seguinte:

// my level
name "Oi"
author "seu nome"
version "1.0"
requires 0.2.0
act 1
theme "themes/template.brk"
bgtheme "themes/template.bg"
grouptheme "themes/template.grp"
spawn_point 64 5068
music "musics/template.ogg"

// brick list
brick 44 0 5104
brick 44 64 5104
brick 44 128 5104

O jogo está localizada em algum lugar no seu disco rígido, dependendo de onde você extraiu-lo. Vamos dar um nome para este local: GAME_FOLDER . Exemplo: se você estiver no Windows, você poderia ter extraído-lo para C:\Users\username\Documents\opensurge. Se você tem, que é o seu GAME_FOLDER'. Esse deve ser o lugar onde opensurge.exe vive.

Salve o texto que você acabou de criar para GAME_FOLDER/levels/hello.lev

Hello.png

Saveas.png

O editor

Go to the Stage Selection screen (at the options menu) and choose the "Hello" level. After the game starts, press the F12 key to enter the level editor (optionally, disable fullscreen, so you can easily follow this tutorial). If "Hello" doesn't show up in the list, you probably did something wrong. Please go back to the previous section and try again.

S033.png

S034.png

S035.png

S038.png

Pressione F12.

O editor de níveis tem três modos de edição: modo de tijolo, de modo produto embutido e modo de objeto personalizado. Basicamente um tijolo é um objeto de fundo ou uma plataforma; um item de built-in é algo como um anel, uma caixa de vida ou um posto de controle; e um objeto personalizado é algo feito por usuários via script (para ser coberto mais tarde), como um inimigo ou um chefe.

Como você usa o editor de níveis? É simples! No Editor de Nível, pressione F1, e você verá uma tabela contendo todos os comandos que você precisa para fazer um nível. Basicamente você usa o mouse para colocar objetos sobre o as setas direcionais e tela para mover a câmera.

S047.png

Note-se que o texto no canto superior esquerdo do ecrã. O que isso significa?

  • brick 0 - você está no modo de tijolo, e 0 é o ID do tijolo atual (que é um número de identificação interna)
  • angle: 0 - diz-nos que o ângulo de este tijolo é de 0 graus (útil para pistas e Loops - isso será explicado mais adiante)
  • size: 32x16 - as dimensões (largura x altura) deste tijolo, em pixels
  • property: OBSTACLE - OBSTÁCULO é propriedade deste tijolo. No momento da redação deste artigo, um tijolo pode ser aceitável, obstáculo ou nuvem. Tijolos que são passável são apenas decorativas; tijolos que são obstáculos podem ser considerados como plataformas, paredes ou tetos para agora. Por outro lado, as nuvens são outros tipos de plataformas também conhecidos como "one-way / Jump-through plataforms".
  • behavior: DEFAULT - este é o comportamento de tijolo. Ele será posteriormente coberto.
  • zindex: 0.50 - a profundidade deste tijolo (um número entre 0,0 e 1.0). Isso será abordado mais tarde.

Agora você deve escolher o modo de tijolo (Ctrl + N, Ctrl + B ou Ctrl + roda do mouse). Escolha os tijolos que você quer pressionando N, B ou usando a roda do mouse.

S041.png

Faça seu nível

Este é onde a criatividade vem dentro. Agora você deve fazer o seu nível, colocando objetos na tela. Um bom guia para seguir é:

  • Adicionar os tijolos
  • Inserir os itens (use Ctrl + N para mudar o modo de edição)
  • Finalmente, adicione os inimigos

Quando estiver pronto, pressione Ctrl + F12 para salvar seu nível.

S046.png

Parabéns!

Você criou seu primeiro nível! Se você tiver alguma dúvida, não hesite em perguntar sobre no community forums.